• Alentejo de Excelência associa-se à Global Week of Green Business and the Climate Movement 2017

    August 21, 2017

    Évora, pela mão da Alentejo de Excelência, acolhe iniciativa global para promoção de negócios sustentáveis e com impacto positivo nas alterações climáticas!

    logo_ECO4CLIM17_Oct16_300x188

    Desde 2015 que um conjunto de empreendedores e organizações cívicas por todo o Mundo organizam a Global Week of Green Business and the Climate Movement, uma iniciativa da sociedade civil procura capacitar os ecopreneurs (eco-empreendedores) e divulgar soluções de negócios verdes que combatam as alterações climáticas. Em concreto, os seus objetivos são promover, colocar em rede e capacitar eco-empreendedores;  fortalecer os ecossistemas da economia verde de âmbito local; impulsionar redes de eco-empreendedores e empresas de base sustentável; contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e do Acordo de Paris.

    Com esta iniciativa da Alentejo de Excelência, Évora será incluída num movimento global que envolve cidades dos 5 continentes, como Paris, Berlim, Tóquio, Cidade do Cabo, Lisboa, Barcelona, Sevilha, Santiago do Chile, Oviedo, Rabat, Panamá, Medellin ou Atenas, entre outras.

    A edição de 2017 -ECO4CLIM17- será realizada de 16 a 22 de outubro de 2017, sendo que o vencedor mundial irá participar na COP23 Climate Summit em Bona, na Alemanha, de 6 a 17 de novembro.

    Programa Previsto

    Painel de Especialistas (1h30): apresenta os desafios climáticos e oportunidades de negócios verdes, seguido de uma mesa redonda com stakeholders da economia verde (empresas, sociedade civil, academia, agências públicas, instituições financeiras, media …) e debate aberto para identificação dos desafios locais resultante das alterações climáticas e oportunidades para os eco-empreendedores criem soluções empresariais verdes para enfrentá-las;
    – Break (15 min.)
    Climate Champion Awards (1h45): empresas e eco-empreendedores locais fazem o pitch das suas propostas de soluções na área do eco-empreendedorismo a um júri misto (especialistas + público) que decide os vencedores.

    Como referido anteriormente, ao Vencedor receberá um prémio simbólico, terá incluido em Rede de Trabalho na área da economia verde poderá ser selecionado para participar na COP23 Climate Summit em Bona, com todas as despesas pagas, sendo que apenas um Vencedor global terá esta possibilidade.

    Em Évora ainda se está a fechar data e programa que em breve será divulgado.

    A Ecopreneurs for the Climate “(ECO4CLIM), entidade promotora desta iniciativa a nível global, é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é de impulsionar eco-empreendedores, promover a criação e ampliar o impacto de empresas e outras organizações com projetos sustentáveis que minimizem os problemas das alterações climáticas, e promover  a economia verde.

    A Alentejo de Excelência, preocupando-se com este fenómeno global que nos afeta claramente à escala local, e defendendo a promoção de iniciativas de empreendedorismo e de desenvolvimento sustentável, solicitou a adesão à Global Week of Green Business and Climate Movement 2017, promovendo para tal, na semana de 16 a 22 de Outubro, um Encontro sobre este tema.

    henrique sim simSegundo Henrique Sim-Sim, Presidente da Alentejo de Excelência, “as alterações climáticas são um facto cada vez mais evidente e preocupante. É necessário por isso fomentar o eco-empreendedorismo ao nível local e regional, fomentado a procura de respostas sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e económico para estes novos desafios ao nível regional. A realização em Évora de uma iniciativa deste âmbito mundial pode estimular novos empreendedores, pode acelerar projetos que estão a ser desenvolvidos e pode validar boas ideias! Além disso, posiciona Évora e o Alentejo numa rede muito interessante à escala global, trazendo conhecimento, contactos e oportunidades.”

    Em breve a Alentejo de Excelência apresentará mais informação sobre este Encontro em Évora.

    Mais informações sobre a iniciativa global AQUI.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *