• LOOM New Tradition vence Start & Go Alentejo!

    June 20, 2016

    O Projeto LOOM New Tradition da empreendedora eborense Tânia C. Neves foi o grande vencedor da primeira edição do Concurso Start & Go Alentejo, promovido pela Alentejo de Excelência, cuja fase final decorreu no passado dia 16 de junho nas instalações do Parque de ciência e Tecnologia do Alentejo. loom new tradition alentejo de excelencia start & go alentejo vencedorthumb_IMG_2103_1024

    thumb_IMG_2094_1024 Tânia C. Neves, promotora do LOOM New Tradition receberá o apoio de 2.500,00 euros, patrocinado pelo Grupo Águas de Portugal, para o desenvolvimento desta iniciativa que pretende valorizar toda uma cadeia de valor, envolvendo a produção animal, capacitando e promovendo a fiação e a tecelagem, aliando um novo design e valorizando a comercialização.

    Segundo a Tânia Neves “este projeto nasceu da necessidade de reencontrar uma nova identidade, assente nas nossas raízes culturais, produzindo peças confeccionadas a partir da manta alentejana, tecida em tear manual do Alentejo para o Mundo, desenhando peças únicas e com significado, feitas com tempo, para perdurarem no tempo, aliando a tradição artesanal e design contemporâneo. O LOOM é uma conjugação assente nos valores da sustentabilidade e no conceito “Quality over Quantity”, o chamado “Slow Fashion”, as nossas peças são 100% matéria-prima portuguesa, manufacturadas e ecológicas”.
    thumb_IMG_2077_1024
    Henrique Sim-Sim, Presidente da Direção da Alentejo de Excelência, faz um balanço positivo desta primeira edição do Start & Go Alentejo, realçando a “visibilidade que o tema alcançou a nível regional, e nacional, um tema fundamental no processo de desenvolvimento comum da nossa região”. Refere ainda que “os objetivos quantitativos foram alcançados – 50 propostas recebidas nesta primeira edição-, e os objetivos qualitativos também, existindo várias ideias com muita qualidade, sendo que o projeto vencedor é exemplo de como a identidade, a criatividade, o conhecimento e a inovação são elementos centrais para criar valor, promover o emprego qualificado e contribuir para atenuar o atual processo de despovoamento”.

    thumb_IMG_2079_1024O evento incluiu também um debate sobre empreendedorismo com Filipe Portela, Head of Business da Seedrs Portugal & Spain, Teresa Preta, dos Territórios Criativos, e com Hugo Cortes, do Monte da Gloria Vinhos.

    raquel guerra alentejo excelencia start & go cantora 3thumb_IMG_2081_1024Esta iniciativa teve ainda a participação especial de Raquel Guerra, uma jovem cantora de Elvas que também é empreendedora social, tendo apresentado o seu novo álbum denominado Desencontros.

     

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *