• Start & Go Alentejo – CONHEÇA OS 10 FINALISTAS !

    May 31, 2016

    fase final alentejo de excelencia start & go Alentejo junho finalistas

    Durante dois meses a Alentejo de Excelência recebeu 50 propostas de todo o país, e fora do país, para combater o despovoamento no Alentejo! Agora, aproxima-se a Fase Final, na qual os 10 finalistas irão competir para serem os vencedores e ganharem um prémio de 2.500,00 euros! Será o momento para os Finalistas apresentarem a sua ideia num pitch de 3 minutos e convencerem o Júri do Concurso que é a melhor proposta!

    Será no dia 16 de Junho, pelas 14h00 no auditório do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, podendo reservar gratuitamente o seu lugar AQUI !

    E os Finalistas são….:

    • Vanessa Maria Ribeiro Durão, Projeto “Jump In”

    A minha ideia principal é pegar no Alentejo como um produto e vendê-lo ao estrangeiro, onde não há estereótipos negativos, para atrair Investimento Direto Estrangeiro (IDE).

    • Diogo Lemos Teixeira, Projeto “CICLA – Centro de Inovação e Criatividade do Litoral Alentejano”

    O CICLA combaterá o despovoamento do Alentejo experimentando, interrogando e potenciando criadores nacionais e internacionais – artistas, cientistas e empreendedores – como construtores privilegiados do imaginário, pulsão vital da identidade e património do futuro do Alentejo.

    • Filipe Carvalho, Projeto “do Desperdicio ao Rendimento”

    Aproveitar desperdícios agrícolas, combiná-los com know-how de cozedura de cerâmica, pirolizá-los e enriquecê-los com atividade pecuária, obtendo o melhor sumidouro de carbono, corretivo orgânico de solo e fertilizante.

    • Patrícia Vacas de Carvalho, Projeto “Grupo Tutores +”

    Proponho a criação de um grupo de tutores, que englobe pessoas com skills na área do empreendedorismo, da gestão e do marketing, que se desloquem aos municípios, para ajudar pessoas concretas a escreverem os seus projetos.

    • Catarina Carvalho, Projeto “Sementeira”

    A minha ideia passa pelo envolvimento da comunidade escolar com o resto da comunidade, estimulando o trabalho em grupo e conjunto com e para a mesma, fomentando a criação de memórias ligadas ao seu território, a criatividade e o desejo das futuras gerações em se estabelecerem no Alentejo.

    • Pedro Oliveira, Projeto “Taste Tours Alentejo”

     O que nos propomos é fomentar o gosto pelas vivências quotidianas no Alentejo, é o viver no Alentejano, a sua cultura, beleza, pessoas e ofícios, paisagens e sabores. Queremos valorizar com vista à promoção e à revitalização.

    • Alice Teixeira, Projeto “Adelaide”

    Desenvolvimento uma multiplataforma online que permite a pequenos produtores ligar-se diretamente a consumidores urbanos, agregar produção para a restauração e comércio, ou ainda diversificar a sua atividade oferecendo experiências em espaço rural.

    • Sara Janota, Projeto “Capacitando-te”

    Esta Ideia visa capacitar em termos de auto-confiança, auto-estima, equilíbrio dever/prazer, jovens que se prepararam para desenvolver uma profissão mas que não sabem o potencial que na realidade tem dentro de si.

    • Rui Pessoa Figueiredo Vasques, Projeto “Eco Vila – Comunidade Produtiva Auto-Suficiente”

    Criar uma Eco-Vila pioneira e exemplar para o país, e para o mundo, atraindo turistas, curiosos, aprendizes, experts, e todos os públicos alvo e gerações, elevando a consciência nacional, e os exemplos reais de Desenvolvimento Sustentável, fixando população, criando emprego, produzindo recursos e interesse local.

    • Tânia Costa Neves, Projeto “LOOM New Tradition”

    Manufação de peças de vestuário confeccionadas a partir de manta alentejana, tecida em tear manual do Alentejo-Portugal, para o Mundo, desenhando peças únicas e com significado, feitas com tempo, para perdurarem no tempo, aliando a tradição artesanal e design contemporâneo.

    O Júri é composto por Rui Barroso, Diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), por José Santos, Diretor de Departamento da Entidade regional de Turismo do Alentejo (ERTA), por Filipe Pombeiro, Presidente do Núcleo Empresarial de Beja (NERBE), por Frederico Lucas, Coordenador do Projeto Novos Povoadores, e por Fátima Borges, Diretora de Sustentabilidade Empresarial do Grupo Águas de Portugal (AdP).

    Vem conhecer e apoiar os finalistas! Vem conhecer outros empreendedores e as suas ideias! Vem interagir com os membros do Júri e com outros responsáveis institucionais presentes! A entrada é gratuita, mas limitada ao número de lugares disponíveis. Reserva já os teus bilhetes!

    alentejo de excelencia_aguas de portugal _start and go_2016

    Esta iniciativa tem o apoio do Grupo Águas de Portugal

     

     

     

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *