• Jantar-debate: que Ensino Superior precisa o Alentejo?

    March 21, 2016
    Associação Alentejo de Excelência promove mais um jantar debate, desta vez lançando a reflexão sobre “Que Ensino Superior precisa o Alentejo?”
     

    CartazAs instituições de Ensino Superior do Alentejo são e têm sido elementos fundamentais na qualificação dos RH regionais, na investigação e na transferência de tecnologia, na fixação de pessoas e de talento, no desenvolvimento de projetos, na atratividade regional, entre outros.

    Mas será que estas instituições estão hoje alinhadas com as principais exigências de um mercado laboral à escala de uma Europa de Schengen? Que competências chave devem ser desenvolvidas num Ensino Superior com uma visão de futuro? Quais as tendências internacionais no Ensino Superior e que devem ser introduzidas nas nossas instituições de ensino superior? Como podem dar respostas aos desafios regionais e diferenciar-se a nível internacional? Como atrair e desenvolver investigadores de referência e mais alunos? Quais as políticas de parcerias regionais, nacionais, transfronteiriças ou internacionais? Qual a articulação com as empresas e economia real?

    Programa:
    20h00 – Welcome Drink

    20h15 – Jantar
    21h00 – Comunicações de:
    – Afonso Mendonça Reis, professor na Universidade Nova de Lisboa, fundador das Mentes Empreendedoras, e membro da Global Shapers Community, representando Portugal no Fórum Económico Mundial de Davos no sector da Educação.

    – Nilza de Sena, Deputada à Assembleia da República, sendo Vice-Presidente da Comissão de Educação. É Conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR). É membro fundador e dirigente na Plataforma para o Crescimento Sustentável desde 2011.

    – Elisa Chaleta, Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora. Desde 1996 realiza a sua investigação no âmbito da Aprendizagem no Ensino Superior fazendo parte actualmente do Grupo Internacional UAU- Understanding Academic Understanding liderado por Noel Entwistle. Para além da lecionação e da investigação desenvolve desde 2009 a partir do Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico criado pela Reitoria da Universidade de Évora programas de desenvolvimento de competências com estudantes de ensino superior.

    23h00 – Termo e Conclusões

    Custo jantar: 15,00 euros (Welcome Drink, Entradas, 1 Prato, Sobremesa, Cafés e Bebidas)

     Inscrições: info@alentejodeexcelencia.com até dia 5 de Abril!

4 Responsesso far.

  1. e ??????????????????????

    não há conclusões ???????????

    opiniões ??????????????????????

    sugestões ???????????????????????????

    estou cheio de curiosidade 😀

    bom fds

  2. e já agora, na sequência da minha pergunta anterior, desistiram de saber qual o impacto da universidade na região ?? reparei que retiraram tudo que tinham publicado sobre o tema :(
    obrigado

    bom fds

    • Henrique Sim-Sim says:

      Caro Humberto, obrigado pelo seu interesse. A breve trecho publicaremos as conclusões e as apresentações dos oradores no nosso site, e através da nossa newsleter. Foi pena não ter participado, pois poderia ter enriquecido o debate, além de que assim ficará apenas com uma pequena parte de um debate muito rico e prospetivo. Posso ainda referir que ficaram firmadas possibilidades concretas de colaboração entre a UE e alguns dos participantes, o que muito nos apraz. O estabelecimento de pontes e parcerias também é um objetivo da Alentejo de Excelência. Por último, a AAE não retirou nada do que publicou anteriormente. Penso que se está a referir à informação no facebook, e essa por lá continua disponível, e alguma é bem interessante, concordo consigo. Um forte abraço, até breve HSS

  3. Resposta inteligente.
    Acabei de ler as conclusões publicadas.
    Algumas das intervenções já as ouvi, ou li, noutras intervenções, e noutros debates.Nada de novo, mas sim, reconheço-lhe razão, eu devia ter estado presente, porém não me foi possivel.
    Agradecido.
    Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *