• Start & Go Alentejo – concurso de ideias para combater o despovoamento no Alentejo

    February 18, 2016

    Logo Concurso de Ideias_Start & Go peq

    2.500 euros para a melhor ideia de combate ao despovoamento ! Associação Alentejo de Excelência organiza conferência e lança concurso de ideias

     A Associação Alentejo de Excelência promove um concurso de ideias para premiar a melhor proposta para combater o despovoamento no Alentejo, obtendo o primeiro classificado um prémio de 2.500,00 euros e apoio de mentoria para o desenvolvimento da iniciativa.

    Esta iniciativa, que será apresentada no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo no próximo dia 25 de Fevereiro, no âmbito da Conferência Será o despovoamento do interior uma inevitabilidade?, pretende reforçar a atenção da opinião pública para um tema altamente preocupante no interior do país e em particular no Alentejo. De facto, este drama social, ambiental e económico, que é o processo de despovoamento que está em curso há mais 75 anos, resultou só no período 2001-2011 num decréscimo de mais de 26.000 pessoas na população residente do Alentejo. Nos últimos anos, face a uma maior emigração, estima-se que o Alentejo esteja a perder 8 pessoas por dia.

    A acrescer a esta sangria populacional, temos também o facto da população residente ser extremamente envelhecida. Segundo o INE, o Alentejo possuía em 2011 o Índice de Envelhecimento populacional mais elevado do país, com cerca de 179 idosos por cada 100 jovens, quando a media nacional é de 129. A título de exemplo, os Açores e Madeira têm índices de envelhecimento na ordem dos 80 idosos por cada 100 jovens.

    Com estes fatores conjugados, obtém-se um o território que deixa de ter capacidade de dar resposta aos desafios sociais, ambientais e económicos, os três pilares de um desenvolvimento sustentável que cada vez mais é uma miragem no Alentejo.

    henrique sim simSegundo Henrique Sim-Sim, Presidente da Associação Alentejo de Excelência, “não podemos continuar sem fazer nada e assistir a que todos os dias o Alentejo perca população desta forma. O mundo rural está a ficar tragicamente despovoado, as aldeias e vilas definham, e mesmo as chamadas grandes cidades do Alentejo tem uma escassa população. Excetuando a cidade de Évora, olhe-se para Beja que tem apenas 20.000 habitantes, ou Portalegre e Elvas que têm 15.000. Existem pequenos bairros em Lisboa que têm muito mais gente que estas cidades emblemáticas. O desequilíbrio demográfico e o despovoamento são alarmantes e os responsáveis públicos, mas também a sociedade civil, têm de fazer algo. Da parte da Alentejo de Excelência, queremos alertar a opinião pública e as entidades responsáveis, nos seus diferentes níveis, para este processo. Mas queremos também ativar e envolver a sociedade civil na procura, na proposta, e no desenvolvimento de ideias para fixar ou atrair pessoas para este território. Este concurso de ideias que agora lançamos com o apoio das Águas de Portugal, e que premeia o vencedor com 2.500,00 euros, tem precisamente esse objetivo.”

    A Conferência Será o despovoamento do interior uma inevitabilidade ? conta com a participação de Frederico Lucas, do projeto Novos Povoadores; Luis Leite Ramos, Deputado à Assembleia da República e Coordenador do Estudo Territórios de Baixa Densidade, Territórios de Elevado Potencial, e Luis Moreno, investigador no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, e decorre no auditório do PCTA, dia 25 Fevereiro pelas 15h00. Modera o debate Luis Matias, Jornalista.

    O Start & Go – concurso de ideias para combater ao despovoamento será publicamente apresentado no dia 25 de Fevereiro, pelas 15h00, no auditório do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, com a presença de Fátima Borges, Diretora de Sustentabilidade e Responsabilidade Empresarial do Grupo Águas de Portugal, sendo nesta data divulgado o Regulamento de Participação.

    alentejo de excelencia_aguas de portugal _start and go_2016

10 Responsesso far.

  1. Raul Moreira says:

    Boa tarde Exmos. Srs.
    Excelente iniciativa para revitalizar com novas ideias, este nosso Alentejo tão imerecidamente esquecido.
    Vou acompanhar este concurso de perto e quem sabe, possa vir a dar o meu modesto contributo com uma ideia para o mesmo.
    Bem hajam.

    Raul Moreira

  2. Boa tarde.

    Vi há pouco, nos noticiários, uma repportagem sobre este tema e vom aqui pesquisar, para saber mais.

    Assim, se alguém fizer o obséquio, gostaria de saber como posso participar, visto que não logrei aínda encontrar essa informação.

    Tenho algumas idéias que gostaria de partilhar e que poderiam atraír novos residentes, dinamizando a Economia Local.

    Obrigado,
    Cumprimentos,
    Nuno Palhares Falcão

    • Henrique Sim-Sim says:

      Caro Nuno, o Regulamento e Formulário de inscrição estarão disponíveis no nosso site a partir do dia 1 de Março. Mantenha-se atento. Obrigado
      Cumps
      Alentejo de Excelência

  3. Filipe Carvalho says:

    … E onde se podem candidatar as idéias? Não encontro link aqui no website!
    Cumprimentos e votos de sucesso,
    Filipe

    • Henrique Sim-Sim says:

      Caro Filipe, o Regulamento e Formulário de inscrição estarão disponíveis no nosso site a partir de 1 de Março. Obrigado
      Cumps
      Alentejo de Excelência

      • Filipe Carvalho says:

        Olá Henrique,
        Quando serão avaliadas e divulgadas as candidaturas?
        Abraço e desejos de muito sucesso para a iniciativa,
        Filipe

        • Henrique Sim-Sim says:

          Boa tarde, as candidaturas serão avaliadas durante o mês de Maio. Até final do mês serão comunicados os resultados a todos os concorrentes, bem com será publico quais os 10 finalistas.
          Obg, cumps

  4. Confesso que de tão desacreditado que tenho estado do Alentejo, das suas gentes e da sua capacidade para não soçobrar me alheara desta iniciativa, porém mudei de idéias e agradecia me dissessem até quando, qual a data em que terminam as candidaturas, pois já estou a preparar um projecto capaz, digo a sua apresentação, digo a minha candidatura, obrigado

    e já agora, perdão pk me eskecera, existe algum regulamento ??

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *