• Do Alentejo para África

    August 26, 2015

    Um projecto de apoio cultural

    Desde 1948 que, com a Carta Universal dos Direitos do Homem, foi definido e comummente aceite o direito de todos à educação. No entanto, passados quase 70 anos, todos sabemos e “aceitamos” que muitas crianças e jovens não gozem esse direito, que lhes continua inacessível, sobretudo nos países mais pobres, como é o caso de tantos no continente africano.

    A recente vaga de emigração portuguesa para a África lusófona, está a trazer à luz problemas que andaram adormecidos e escondidos tempo demais. E os alentejanos, que estão em toda a parte, não conseguem ficar indiferentes!

    É assim que a Associação Alentejo de Excelência quer levar uma pequena ajuda ao desenvolvimento, “Do Alentejo para África”.

    Qual é o desafio? Vamos levar, do Alentejo para África, livros e material escolar, para ajudar a melhorar a oferta da Biblioteca Santa Isabel, no município de Cacuaco (Luanda) – território com 220.000 habitantes, maioritariamente jovens, com baixo nível de escolaridade, escassez de cuidados de saúde e alto nível de exclusão social. O que nos propomos recolher? Dicionários, enciclopédias, gramáticas em língua portuguesa, livros técnicos (de contabilidade, sociologia, história, biologia, informática…), livros infantis, literatura diversa (romances, ensaios), material escolar (cadernos, lápis, canetas, …), uma pequena fotocopiadora e um computador.

    Quando? Até ao final do mês de Outubro.

    Como sabemos que chega ao destino? Temos instituições parceiras que asseguram o transporte do material para Angola e um “alentejano de excelência” à espera, para ajudar no terreno.

     

    Se puder, colabore connosco… qualquer contributo pode ajudar a mudar uma vida!

    Contactos:

    Helena Tirapicos da Rosa

    962608073 | voluntariado@alentejodeexcelencia.

One Responseso far.

  1. Isabel Simão says:

    Bom dia,
    Li a vossa notícia e gostaria de saber se ainda estão a receber livros, se sim, como vos posso fazer chegar os livros que tenho em Lisboa.
    Muito agradeço a vossa informação e iniciativa.
    Isabel Simão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *